Pular para o conteúdo

Como tirar boas fotos em 7 dicas incríveis

Como tirar boas fotos? Eis a questão...

Depois de algumas tentativas de tirar aquela foto fantástica para guardar como recordação ou compartilhar nas redes sociais, você já se sentiu frustrado com os resultados? Então pode se sentir acolhido, pois muita gente tem a mesma percepção. E é por isso que hoje você descobrirá 7 dicas incríveis sobre como tirar boas fotos!

Como fotografar bem?

O enquadramento certo é essencial

Evite fotos tortas ou em que você fica fora de foto. Se a ideia da fotografia é que você seja o destaque, coloque-se de fato como o que vai chamar a atenção nessa imagem. Muitas pessoas gostam de fotografar paisagens, e isso é ótimo!

Mas tenha em mente que quando você quer uma foto para mostrar você, a paisagem deve ficar em segundo plano. E mesmo nas fotos de paisagens, ter o enquadramento correto é essencial. Ou seja, mantenha de preferência a câmera sem girar, pois isso pode distorcer a percepção sobre a imagem, prejudicando a qualidade da sua foto.

Use a iluminação natural a seu favor

Um dos maiores erros que as pessoas fazem é fotografar em ambientes mal iluminados. Isso gera ruídos e distorce a qualidade de imagem. Por isso, prefira ambientes com boa iluminação. O flash da câmera pode ajudar, mas acredite, a luz natural é uma dádiva quando o assunto é tirar boas fotos.

Tire boas fotos

A luz do sol é a mais potente do nosso sistema planetário. Então, pode acreditar, ela será suficiente para te dar excelentes resultados. Comece a fazer pequenas brincadeiras e testes com objetos. Você perceberá que as fotos feitas em ambientes de baixa iluminação possuem qualidade inferior às tiradas em ambientes com iluminação natural. Aprenda a fotografar: https://fotografianaveia.com/melhor-curso-online-de-fotografia/.

Aproveite, pois ela é eficiente e de graça!

Preste atenção na posição da foto em relação ao sol

Então se você quer saber como tirar boas fotos, preste muita atenção nessa dica.

Quando você for fotografar mesmo ao ar livre ou com uma luz, preste atenção onde está posicionada essa luz ou o sol. Você não deve estar de costas para a fonte de iluminação. Isso deixa a foto escura e acaba com a qualidade dos pixels, trazendo aquele velho e desagradável efeito granulado.

Esteja de frente para o sol, quem tem que ficar “de costas” para ele e é a câmera do seu celular e não você. Faça o teste agora mesmo e você perceberá a grande diferença!

Cuidado com o foco

Uma foto sem foco é muito nítida, todos percebem que ela foi malfeita. Preste muita atenção, antes de fotografar, focalize o objeto ou pessoa que deve estar em destaque. Assim, a qualidade da sua imagem será infinitamente melhor. Portanto, para tirar boas fotos, você precisa começar a prestar atenção nesse fator!

Fotos lindas

E mais do que isso, existem alguns smartphones em que o foco segue instantaneamente a pessoa ou objeto selecionado. Mas se o seu smartphone não tem esse recurso, não se preocupe, basta evitar movimentos bruscos durante o momento do clique.

Descubra o seu melhor ângulo ou lado

Por mais que não pareça, normalmente todos temos um lado e ângulo em que saímos melhores nas fotos. Saber disso, já te dá uma grande dica de como tirar boas fotos. Comece a testar qual lado do seu rosto parece mais fotogênico, assim como o ângulo usado.

Teste de cima para baixo, frontalmente e do modo que preferir. É importante tomar algum tempo para testar e descobrir como as fotos ficam. Em alguns minutos você descobrirá!

Se possível, peça a ajuda de algum amigo, pois ter uma segunda opinião é válido.

Tire muitas fotos!

Você sabia que um fotógrafo em início de carreira pode tirar dezenas de fotos sobre um mesmo objeto ou cenário? Isso faz parte do processo de aprendizagem, onde aprende-se a fotografar da melhor forma possível.

Quanto mais fotos você fizer, maior será a chance de conseguir excelentes resultados. As pessoas mais “fotogênicas” que você pode imaginar normalmente tiram pelo menos cinco fotos antes de ter o resultado perfeito (acredite, esse número pode ser muito maior). Ou seja, tire muitas fotos, sempre! Essa dica é simples e muito eficiente.

Muita calma no momento do clique

Essa, sem dúvidas, é uma das razões para que haja tantas fotos com má qualidade de imagem. Não adianta seguir todas as outras dicas se no momento de efetivamente fotografar, você começar a tremer. A foto inevitavelmente sairá borrada e você não se sentirá satisfeito com o resultado.

Uma técnica que até mesmo os atiradores de elite praticam no momento do disparo irá servir para você: concentre-se e segure a respiração no momento do clique! Isso elimina boa parte dos movimentos bruscos e faz com que você tenha estabilidade na hora de fotografar.

Além do mais, existem suportes que você pode usar. Não obstante, se a foto for tirada em ambientes em que você tem móveis e objetos, poderá usar “manhas” para deixar o celular (ou câmera) no timer em cima de uma mesa. Isso garante que a imagem não ficará tremida!

Deixe uma resposta